WHATSAPP:

(33) 99841-4591

TELEFONE:

(33) 3272-4861

INSTAGRAM:

@dr.walteroliveira

O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins ou nefrolitíase, é uma condição médica onde se formam depósitos duros de minerais e sais dentro dos rins. Essas pedras podem causar dor intensa e levar a complicações se não forem tratadas adequadamente.

Pedra nos rins.

Qual o médico especialista em cálculo renal?

Dr Walter Oliveira Urologista

O médico especialista no tratamento cirúrgico da nefrolitíase ou pedra nos rins é o Urologista.

Dr Walter é urologista, especialista no tratamento minimamente invasivo dos cálculos renais com uso de laser. 

Dr Walter Oliveira possui consultório e atende em Governador Valadares.

O que é o cálculo renal?

As pedras ocorrem por um desequilíbrio no interior dos rins. Imagine um copo com água, nesse copo você vai adicionando sal, aos poucos. Chega um momento que devido ao excesso de sal  naquela solução, ele começa a se depositar no fundo do copo, não é mesmo? Isso é o que pode ocorrer no interior dos rins com a nossa urina. Porém eles produzem algumas substâncias que impedem que isso ocorra, uma delas é chamada de citrato. Sendo assim, em condições normais, os sais da urina permanecem diluídos e não se agrupam para formar os tão temidos cálculos. Mas, em algumas situações, como na falta de citrato, os sais se precipitam e se agrupam, originando os cálculos. Esse é um exemplo de mecanismo de formação da nefrolitíase, mas também existem outros.

Quais os tipos de cálculos que existem?

10 maneiras de evitar os cálculos renais:

Como evitar os cálculos renais
  1. Ingerir de 2,5 a 3 litros de líquidos por dia
  2. Dieta balanceada, rica em fibras e vegetais
  3. Evitar consumo excessivo de proteína animal
  4. Evitar o consumo excessivo de sal
  5. Manter o peso ideal
  6. Praticar exercícios físicos regularmente
  7. Reduzir o consumo de álcool
  8. Evitar suplementação de vitaminas sem orientação médica ou nutricional
  9. Reduzir o consumo de refrigerantes e doces
  10. Realizar avaliações médicas regulares

Quais os sintomas das pedras nos rins?

Apesar de ser popularmente conhecida como pedra nos rins e cálculo renal, ela pode estar presente em outros locais das vias urinárias, como uretér ou bexiga. Os sintomas irão depender principalmente da localização, mas também do tamanho. Dentre esses sintomas podemos citar:

  • Dor nas costas que pode irradiar para o abdome
  • Dor no abdome que pode irradiar para a região genital
  • Náuseas e/ou vômitos
  • Sangue na urina, também chamado de hematúria
  • Infecção do trato urinário
  • Dificuldade para urinar
  • Necessidade de urinar com mais frequência 

Os cálculos renais sempre causam dor?

A cólica renal ocorre quando há dilatação dos rins, sendo assim o fato de haver um cálculo pequeno no interior do rim, não gera dor. O rim produz urina continuamente, ela é transportada para a bexiga através de um tubo bem fino, chamado uretér. Portanto, se um cálculo se deslocar e descer para o uretér e ocasionar uma obstrução, irá haver cólica, pois o rim continuará a produzir urina e essa não terá por onde escoar, havendo então uma dilatação renal. Essa situação que foi descrita é a chamada ureterolitíase. Cálculos renais mais volumosos podem causar obstrução de algum cálice renal ou da pelve renal, gerando também dilatação renal e cólica.

Quais as causas dos cálculos renais?

Como é feito o diagnóstico dos cálculos renais?

Exames para o diagnóstico dos cálculos renais.

Na suspeita de nefrolitíase, um exame de imagem deve ser realizado. Em uma avaliação inicial, geralmente é utilizada a ultrassonografia. O exame padrão ouro para o diagnósticos da pedra nos rins é a tomografia computadorizada. No paciente com o diagnóstico do quadro, outros exames também serão realizados, como exames de sangue e de urina. Em alguns casos mais específicos o urologista também poderá pedir uma cintilografia renal.

Como tratar os cálculos renais?

Nem todo cálculo das vias urinárias necessita ser tratado de maneira cirúrgica, isso irá depender do seu tamanho, localização e sintomas do paciente. A partir do momento do diagnóstico, esse paciente deve passar por uma avaliação de um urologista, para análise detalhada do caso e definição de qual a melhor conduta a ser seguida. 

Quais os procedimentos para tratamento dos cálculos renais?

Atualmente existem várias técnicas e tecnologias diferentes para o tratamento da litíase urinária. Abaixo irei listar alguns dos procedimentos disponíveis com base na localização da pedra.

Cálculos Renais:

Litotripsia extracorpórea por ondas de choque:

Realizado com paciente deitado em um aparelho que gera alguns impulsos na região dos rins, para ocorrer a fragmentação do cálculo. O paciente deve ficar imóvel durante o procedimento para aumentar a chance de sucesso. Possui resultados ruins em cálculos muito duros e em pacientes obesos.

Ureterorrenolitotripsia flexível a laser:

Laser para calculo renal

Procedimento muito utilizado hoje em dia, nele o médico urologista acessa o rim do paciente através da uretra e fragmenta o cálculo com uso de laser. Não há cortes e o paciente pode receber alta hospitalar no mesmo dia do procedimento. 

Nefrolitotripsia percutânea:

Indicado para cálculos muito grandes, que não podem ser retirados completamente com o uso da ureterorrenolitotripsia flexível. Nesse procedimento é realizado um acesso na região lombar do paciente até chegar ao rim, por esse acesso é introduzido um aparelho chamado de nefroscopio pelo qual o paciente vê o interior do rim e realiza fragmentação dos cálculos e retirada desses fragmentos.

Cirurgia aberta:

Muito utilizada no passado, antes do surgimento das tecnologias para tratamento por via endoscópica. Hoje em dia pouco utilizada.

Cirurgia videolaparoscopia:

Pouco utilizada para o tratamento de cálculos renais, mas há casos em que tem seu lugar. Um exemplo é em pacientes com alterações anatômicas que impossibilitem o uso das outras tecnologias, como por exemplo o rim em ferradura.

Cálculos Ureterais:

Litotripsia extracorpórea por ondas de choque:

Pode ser utilizada a depender da disponibilidade do método e localização do cálculo.

Ureterorrenolitotripsia semirrígida:

Cirurgia para calculo renal

Semelhante a ureterorrenolitotripsia flexível, porém esse aparelho só é indicado para acessar o uretér distal e médio. Com ele não é possível acessar o rim.

Cirurgia aberta:

Pouco usada nos dias atuais, somente em caso de indisponibilidade dos outros métodos.

Videolaparoscopia:

Utilizada em casos de exceção, assim como a cirurgia aberta, mas em casos que o cirurgião tenha habilidade em cirurgia minimamente invasiva.

Por que agendar uma consulta com Dr Walter Oliveira?

Se você foi diagnosticado com cálculos renais ou litíase das vias urinárias, ou está com algum sintoma que pode ser causado por essa patologia, procurar um especialista é um passo fundamental. O Dr Walter Oliveira é referência em cirurgia minimamente invasiva na região de Governador Valadares, possui ampla experiência no tratamento de cálculos das vias urinárias por essa via.

Por que eu devo tratar os cálculos renais?

Os cálculos renais, se não tratados, podem aumentar em número e tamanho. Além disso podem ser causa de infecções urinárias de repetição. A obstrução renal leva a perda da função do orgão com o passar do tempo. Sendo assim, em casos avançados, o paciente pode ter falência do rim e necessitar ser submetido a hemodiálise e transplante renal.

Saiba mais em:

https://portaldaurologia.org.br/sua-saude/duvidas-frequentes/mitos-sobre-calculo-renal#:~:text=Cálculo%20renal%20é%20hereditário&text=Poucas%20doenças%20já%20têm%20todo,o%20mecanismo%20genético%20bem%20estabelecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *